terça-feira, 14 de novembro de 2017

Histórias de Usuário ou Estórias de Usuário

    Recentemente estive fazendo uma palestra no TDC Porto Alegre (http://www.thedevelopersconference.com.br/tdc/2017/portoalegre/trilha-analise-de-negocios) sobre documentação de software.
    Ao preparar a apresentação, utilizei como referência alguns textos de outros autores.
Quando fui revisar tudo, percebi que algumas vezes o termo "user stories" estava em inglês, na forma original, e que em algumas traduções havia a expressão "histórias de usuário" e em outras "estórias de usuário".
    Na hora eu pensei "Que confusão!". Como a palestra era em língua portuguesa, decidi por traduzir todas e usei a forma "histórias de usuário", a qual eu tinha como a mais correta, mas já imaginando que alguém certamente questionaria a expressão.
    Terminada a apresentação da palestra, voltei ao meu lugar e não demorou muito para alguém vir me dizer "Gostei muito da sua palestra, mas está escrito errado! O correto é estória de usuário, está escrito história! Arruma lá por favor e depois divulga para nós!"
    Na hora, para dizer a verdade, fiquei um pouco confusa e pensei "Será que cometi essa gafe?" mas não comentei nada e agradeci tanto pelo elogio à palestra quanto pelo comentário.
   Mas é isso aí, então resolvi pesquisar e, sim, o termo "histórias de usuário" é tão ou mais correto do que "estórias de usuário". Essas palavras até são consideradas sinônimas em alguns dicionários onde pesquisei.
    Vejamos alguns exemplos:

Significado de Estória
substantivo feminino
Texto popular; narrativa tradicional: estória infantil.
[Gramática] Palavra preferencialmente usada para designar uma narrativa de ficção: a estória da vovó.
Ver também: história.
https://www.dicio.com.br/estoria/

Significado de Estória
Narrativa de ficção, oral ou escrita.
https://dicionariodoaurelio.com/estoria

estória
es·tó·ri·a
sf. história, acepção 10. [Recomenda-se, como forma preferencial, a grafia história, seja como área de estudos científicos, seja como narrativa de ficção (lendas, contos, casos etc.).]
http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=est%C3%B3ria

História ou estória?
    "A palavra estória é muito antiga na língua portuguesa, acredita-se que tenha surgido no século XIII. Empregava-se a forma estória quando a intenção era se referir às narrativas populares ou tradicionais não verdadeiras, ou seja, ficcionais. Já a palavra história era utilizada em outro contexto, quando a intenção era se referir à História como ciência, ou seja, a história factual, baseada em acontecimentos reais.
    A palavra estória é considerada um tipo de arcaísmo, isto é, aquelas palavras que, por serem muito antigas, quase não usamos mais. Ela era utilizada quando ainda não havia uma grafia uniformizada para as nossas palavras, mas, em 1943, com a vigência do nosso sistema gráfico, a Academia Brasileira de Letras entendeu que não deveria mais haver diferenças entre história e estória e que a palavra história deveria ser empregada em qualquer situação, seja para nomear narrativas ficcionais ou reais."
http://escolakids.uol.com.br/historia-ou-estoria.htm

Um artigo curto e interessante sobre o assunto pode ser lido em https://thoughtsasaservice.wordpress.com/2011/07/11/estoria-ou-historia/ 

Uma reflexão que talvez possamos ter seria: "O texto que servirá de insumo para o desenvolvimento de uma funcionalidade de um software pode ser considerado uma forma de ficção?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário